Dirceu Gassen | Gassen Assessoria Agropecuária, Passo Fundo | Semeador, semeadora e semeadura
306
single,single-post,postid-306,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
semeadura-ha-por-linha

Semeador, semeadora e semeadura

semeadura-ha-por-linhaO conjunto de semeadura (disco de corte de palha, sulcadores ou discos para posicionamento de fertilizantes e sementes, limitadores de profundidade…) anda 20 km para semear um hectare (10.000 m²/ha) de lavoura de soja, com espaçamento de 50 cm entre linhas (2 linhas/m²).
A lavoura de 100 ha, com semeadora de 9 linhas, semeará 11,1 ha por conjunto de semeadura (100/9). Cada conjunto andará 222 km, cortando a palha, preparando o leito para posicionar a semente e fechando o sulco.
A semeadora com 26 linhas, para 1.000 ha de lavoura terá uma relação de 38,5 ha por linha de semeadura. Cada conjunto de semeadura andará 770 km semeando soja.
É importante calcular a relação de área por linha de semeadura para entender a necessidade de manutenção dos equipamentos de corte de palha e sulcadores, para garantir qualidade na semeadura e o potencial de produtividade da lavoura.
Entender a distância de deslocamento para cada linha de semeadura permitirá planejar o tempo necessário para realizar a operação com a qualidade necessária.